Esta sopa é extremamente simples, deliciosa e super light. Para os amantes de brócolis fica a dica.
Para deixar a sopa ainda mais light, não refogue a cebola em fio de azeite. Se preferir, nem coloque a cebola, ainda dará certo.
Ingredientes/Utensílios
- 1 brócolis americano médio;
- 1/2 cebola média;
- raspas de limão;
- sal e pimenta do reino a gosto;
- fio de azeite;
Como fazer
- Pique a cebola em cubos pequenos. Reserve.
- Separe as flores do brócolis do caule. Deixe de um tamanho que você não precise cortar mais, que seja fácil comer com a colher.
- Pique o caule em pedaços médios. Você pode usar ele todo. A parte mais espessa no final pode ser descascada, por dentro ele é tão macio quanto a parte de cima.
- Leve para cozinhar o caule e 1/4 das flores em mais ou menos 500 ml de água com sal. Deixe ficar bem macio para que seja possível bater no liquidificador.
- Bata no liquidificador o brócolis cozido e um pouco da água do cozimento, aproximadamente 150 ml. Reserve o restante da água.
- Reserve o creme.
- Em outra panela cozinhe o restante (3/4) das flores da couve flor com sal até que fiquem al dente. (eu gosto do brócolis mais firme)
- Escorra e leve a um recipiente com água e gelo para interromper o cozimento e manter o verde vivo do brócolis.
- Refoque a cebola em um fio de azeite até que fiquem transparente e adicione as flores do brócolis. deixe por 2 minutos.
- Misture o refogado com o creme.
- Agora você pode acertar a consistência que quer o seu creme. Se quer mais ralo, adicione mais água do cozimento do brócolis. Acerte o sal e pimenta e adicione as raspas de limão.
Você pode adicionar a receita, no refogado, folhas de espinafre ou incrementar adicionando um polenguinho quando já tiver no prato.
Serve 3 pessoas.